Dúvidas Frequentes

Há uma predominância pelos serviços. Normalmente os de vigilância e limpeza são os mais requisitados. Há ainda os produtos e serviços relacionados aos setores da construção, saneamento, informática e de saúde, que cresceram bastante nos últimos anos. 
Se sua empresa atua em outro setor, não se preocupe. Há menos licitações, mas também há menos concorrentes e sua chance de vencer uma licitação pode ser maior.

Quando o Órgão precisa de obras que custam até R$ 15 mil. Quando se tratar de produtos e serviços esse limite é de R$ 8 Mil. Isso também acontece quando a empresa contratada é de notória especialização, ou seja, só ela sabe desenvolver aquele tipo de produto ou serviço.

É desde que isso seja previsto no edital. Chama-se consórcio. Só ocorre em grandes licitações,quando as empresas se unem para poderem prestar o serviço ou desenvolver o produto que o governo esta necessitando.

Depende do tipo de licitação. Há algumas, do tipo Carta Convite, que têm exigências mínimas. Você precisa apenas apresentar certidões do INSS e do FGTS. Para as licitações maiores basta ter a documentação restante em dia.

São abertas, todos os dias, centenas de Cartas Convites.

Há um cronograma de pagamento que é seguido sem problemas. Porém, você pode checar para ver como ele está sendo cumprido.

O que você encontra nos jornais é um extrato do edital. Com ele você fica sabendo quem está comprando, onde e o que está sendo procurado. Sabe ainda a data e o horário final para a entrega de propostas. O edital completo é um documento mais amplo. Há casos em que chega a ter 200 ou mais páginas. Com esse edital nas mãos, você terá condições de saber tudo o que o órgão público precisa e como fazer para sua empresa por participar da licitação.

Agora ficou mais fácil de sua empresa vender mesmo para pequenos municípios ou Estados distantes. Anteriormente o órgão público publicava a licitação no Diário Oficial e esses jornais demoravam vários dias para chegar em nossas redações. Às vezes, quando chegava a licitação já estava quase para vencer. Isto não só aumentou significativamente a quantidade de licitações, como também proporcionou maior abrangência. Há órgãos públicos que também colocam suas licitações nos sites.

Não há limite. A empresa pode participar de inúmeras licitações por dia, desde que tenha condições de atender as exigências do cliente, no caso, os órgãos públicos. Também não há limite de participação. Pode-se participar mais de uma vez. Tudo depende da capacidade da empresa.

Há licitações para pessoas físicas, porém a maioria é destinada às empresas.

Associados